Campo Novo do Parecis

CAD Parecis terá foco no desenvolvimento das culturas de entressafra

publicado em 18 de maio de 2021

Produtores rurais, técnicos agrícolas e engenheiros agrônomos que queiram participar da visita técnica ao Centro de Aprendizagem e Difusão (CAD Parecis) podem se inscrever até o dia 28 de maio, por meio deste link. Realizado pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT), em parceria com a Fundação Mato Grosso, o evento será no dia 1º de junho, em Campo Novo do Parecis.

Este ano a novidade é a vitrine de híbridos. O experimento conta com 21 híbridos de milho de diversas empresas, semeado no solo de textura média, durante o fechamento da janela de plantio. Além disso, será possível observar os experimentos com a rotação de cultura da soja em solos arenosos, protocolos de mix de coberturas e o consórcio de milho com plantas de cobertura.

Os participantes poderão acompanhar in loco como está o desenvolvimento das culturas de entressafra, especialmente as de cobertura e milho safrinha. “A visita técnica é uma oportunidade para o produtor observar o que tem dado certo nos experimentos do CAD e, se possível, implementar em sua propriedade rural. Adotar práticas e metodologias eficazes traz maior rentabilidade e eficiência no campo”, explicou a gerente de Defesa Agrícola da Aprosoja, Jerusa Rech.

CAD Parecis – A área total do CAD possui 88 hectares com textura do solo variando entre 35% e 7% de argila, destinada a realizar pesquisas que auxiliem o produtor rural com áreas com essa condição. Os trabalhos são voltados à compreensão da fitotecnia, uso e conservação do solo, dinâmica de nutrientes, sistemas de produção, correção do solo, pragas e doenças.

Fonte: Marcella Lírio